26.6.14

Desalmado - Estado Escravo - EP (2014)



A banda paulistana Desalmado completa neste ano 10 anos de resistência dentro deste tortuoso underground nacional. Pra comemorar este belo feito, a banda acabou de tirar do forno do inferno o incrível disco "Estado Escravo". O disco, mais especificamente um EP, mostra o quanto a Desalmado não cansa de evoluir sem perder as suas características enraizadas no grindcore. A bolacha conta com 7 cantigas que misturam o já citado grindcore com o hardcore, crossover, thrash num entrosamento e coesão de deixar o queixo com câimbra. 
A bolachita abre com a cabulosa "Preço da Liberdade", um thrashcore/grindcore de tirar o fôlego logo no começo da audição, destaque para a linda linha de guitarra e para a boa pegada que as baquetas geram nesta cantiga. Logo em seguida o crossover denso toma de conta na música "Massacre Civil", com boas pitadas de thrashcore/metal. "Glória" (a melhor do EP em minha tosca opinião) ganhou pela bela introdução e pela sapecada sem dó que a cantiga mostra na sequencia da intro, um arsenal de técnica e sonoridade pesada sem fazer cerimônia com aquele que ouve. Em "Santo Ofício", a participação de João Gordo nos vocais dá um maior requinte neste petardo sludge/grindcore, o vocalista Caio junto com o Gordo deixam o esquema mais agressivo e extremo do já é, coisa linda de ouvir e apreciar. "Humanos" talvez seja a mais crua, no sentido grindcore de dizer, e foi uma das que mais gostei do disco, muito pela quebrada de ritmo que a cantiga tem lá pelo meio da composição. "Estado Escravo" que leva o título do EP já era de meu conhecimento, grindcore que dá uma surra na pessoa sem precisar bater. E por fim, esta belezura sonora encerra com "Extinção", a mais longa do disco, que mescla o crossover/grind/thrash-maloca. 
As letras merecem um bom destaque, pois abordam desde o patrulhamento da sociedade (Preço da Liberdade) até a matança fria que o sistema pratica na grande massa explorada (Massacre Civil). Caio Augusttus é o responsável pela escrita de cada faixa, exceto a cantiga "Santo Ofício" que leva o rabisco de Bruno Teixeira.
A ficha técnica do disco também é um primor, começando pela assinatura de Jean Dolabella na produção, Fernando Sanches (Studio El Rocha) na masterização e Family Mob Studios no esquema, resultando neste incrível álbum, de sonoridade rebuscada e diferenciada de alguns sons semelhantes que ouço. A linda arte de capa é de autoria da dupla Estevam Romera & Heloisa Dessie. Anote aí, pois este aqui é uma das grandes pedradas do ano, feito por uma das melhores bandas do lado extremo nacional. Ouça, compre, indique e presenteie quem você ama. Discásso!

Página da banda: Desalmado

Ouça o EP "Estado Escravo" aqui:

Baixe o EP aqui:

0 comentários: